domingo, 21 de abril de 2013

Depoimentos sobre experiências com a palavra escrita.

Depoimento: Mônica Lima

Nasci e cresci em São Paulo, mais precisamente no bairro de Vila Granada. Meus pais trabalhavam juntos num pequeno comércio da família e devido à correria em que viviam, não me recordo de ter tido o privilégio de ter alguém que lesse histórias para mim. Contudo, o meu encantamento e admiração se concentravam numa banca de jornais e revistas que ficava bem em frente ao trabalho de meus pais. As capas dos gibis e das revistas chamavam tanto a minha atenção que eu passava o dia chorando e implorando para minha mãe comprar. Logo entrei no “Pré-primário”  e era lá que eu realmente era criança. O melhor momento do dia era a hora da leitura, em que a professora Maria Eliza contava historinhas para nós. Eu tinha um fascínio por contos e sonhava com aqueles palácios, aqueles príncipes que eram descritos com tantas minúcias pela professora.  Quando fui para o primeiro ano, tudo que eu mais queria era aprender a ler , e assim que aprendi eu lia histórias para meus irmãos. Minha veia de professora já se sobressaía ali, de tal forma, que meu irmão caçula aprendeu a ler comigo, pois tudo que eu aprendia na escola, eu ensinava para ele. Meu contato com a literatura se deu somente a partir da 5ª série, com a indicação de livros paradidáticos. Passei a ler todas as indicações e fui além, tomando um gosto, especialmente pelos nossos clássicos. De nossa inesquecível Capitu ao maldito amor proibido de Riobaldo por Diadorim, nunca mais me separei da leitura que atualmente se concentra mais em temas pedagógicos, e o que mais me envaidece é ter influenciado meu querido irmão que também é professor.

Um comentário:

  1. Linda história, linda atitude! É sempre bom podermos contar com espaços como este, onde possamos disseminar a leitura.
    Parabéns, Mônica e demais participantes do grupo!

    ResponderExcluir